acompanhe nas redes

  • julho 12, 2018

    Estilo de série: Rachel Green e a moda (atual) dos anos 1990

    Finalmente, me rendi aos encantos de Friends. Já falei que tenho uma certa resistência a séries de comédia. Sem sombra de dúvidas, como é muito especulado na internet, Friends é totalmente diferente de tudo o que já assisti. Mas, hoje eu quero mesmo é falar sobre moda nessa série dos anos 90. Nunca me apeguei tanto ao figurino de séries igual eu tenho ficado obcecada pelos looks de Rachel Green, inerpretada pela maravilhosa Jennifer Aniston.
    imagem: repdrodução/NBC, Fox.
    Para quem não conhece, Rachel Greene é a famosíssima personagem de Jennifer Aniston na sitcom Friends, da NBC. Na série, Rach é uma das progonistas, junto com outros cinco personagens, que encantam o mundo até hoje com suas histórias, piadas e experiências comuns da vida de qualquer pessoa. Não vou entrar muito em detalhes pois mesmo sabendo que se trata de um TV show bem famoso tem gente que nunca assistiu, né? (oi, eu de dois meses atrás!).

    A famosa frase de Lavoisier “nada se cria, tudo se transforma” define bem o que a gente conhece como tendências de vestimenta, não é mesmo? Aquele conselho de vó pra você guardar o que não está mais na moda hoje para o futuro é certeiro pois ela sabe bem que a moda vai e volta.

    Atualmente estamos revivendo a moda dos anos 1990. Dizer que sempre amei jeans claros, roupas largas, segunda pele e etc, seria uma completa mentira, pois odiava tudo isso lá pelos anos 2000. No entanto, no incrível mundo moderno do ano 2018, e talvez influenciada por todas as referências que a gente vê todos os dias no pinterest, hoje eu amo jeans mom, pantacourt, oxford e acho tudo bem chique. Se houve uma época que a gente usava cós baixo e o tênis em-todos-os-looks não era cool, não me lembro!

    Características do estilo dos anos 90 

    Pensa que vermelho, jeans, combinações minimalistas ou monocromáticas, transparências e florais são exclusividades desta década? Pois não são, monamour! Na verdade, essa pegada minimal surgiu com o movimento do Japonismo, lá nos anos 80, que podemos sintetizar em basicamente: cortes retos, oversized, monocromático, quimonos e floral (bem característico do país, né?).

    A partir dessas trends, o ocidente se inspirou, deu aquela aprimorada básica e chegou ao que conhecemos como o estilo dos anos 90: cortes retos, oversized, monocromático, quimonos, floral, vermelhos, transparência, tênis branco, sobreposições e tudo mais, rs. Na época, o movimento grunge também deu sua contribuição a indústria com jaquetas e saias em couro, coturnos, xadrez, t-shirts de bandas, jeans rasgados, jaquetas e suéteres larguinhos.

    Hoje, a gente pode dizer que as tendências são praticamente a reprodução, quase que exata, de tudo o que já foi febre anos atrás. Parece que voltamos no tempo e não fomos avisados.

    Voltando ao estilo maravigold da personagem da Jenn Aniston, separei alguns das inúmeras combinações da telinha para gente observar, se inspirar e fazer sucesso compondo looks bem it girl do instagram (falando nisso, me segue lá!) ou do tumblr.

    Camisa amarrada na cintura / Gola alta / Vermelho e variações / Xadrez 
    Quadriculado, verde militar & gola / Saia lápis, maxi casaco / Monocromático / Xadrez, tshirt
    Vestido (de botão!) e camiseta / Transparência e floral / Estampa vichy / Vestido de alcinha
    A Rachel ainda é rainha das repetições, pois mostra pra gente que essa neura de ‘não repetir looks’ está só na nossa cabeça – ou seria uma criação da indústria? –, pois vive repetindo as combinações. Até porquê né, a não ser que você seja Kardashian da vida, a gente não esbanja tanto dinheiros assim pra deixar de repetir um lookíneo só por vaidade ou um código consumista.

    A figurinista oficial da série, Debra McGuire, já identificava que a personagem da Jennifer estava a frete do seu tempo e que provavelmente ditaria moda no futuro. Depois dessa enxurrada de referência, cê ainda tem dúvidas que ela estava certíssima, falou tudo?

    Quem também está adorando esse estilo inspirado nos anos ‘90?

    1 comentários:

    1. Sou apaixonada pelo estilo dela, e pelas roupas dos anos 90! Tenho algumas peças e uso bastante, acho lindo demais!!!
      Obs: tô cogitando começar a assistir essa série, todo mundo me fla dela haha!
      www.boasdepapo.com.br

      ResponderExcluir