acompanhe nas redes

  • fevereiro 14, 2019

    A longuíssima primeira semana #2

    Uma semana que estou vivendo neste país. Quer dizer, entre aspas pois até o momento só estou existindo. Mesmo que o intercâmbio seja o meu sonho da vida que nunca achei que fosse se tornar realidade eu não estava pronta. Não estou pronta. Sinto um vazio imenso no peito por ter deixado minha família e o meu amor no Brasil. E esse vazio parece que aumenta cada vez mais quando abro a página de notícias e vejo que por aí só tem acontecido tragédias, infelizmente :(

    imagem: bildundso
    Quero falar das minhas primeiras impressões de Porto. O que mais me perguntam é sobre o clima. Gente, frio tá sim, claro, é inverno no hemisfério Norte mas não tá um absurdo de estar a ponto de morrer congelada. Na minha cidade, Teresópolis - RJ, as temperaturas também são baixas no inverno então quanto a isso estou mais que blindada. E feliz, pois mesmo tendo 0 vontades de sair arrumada, inverno é a minha estação preferida da vida e amo sair com mil camadas e de roupas mais confortáveis que bonitas.

    Uma das coisas que me deixou mais impressionada é a faixa de pedestres. Acredite quem quiser que ao pisar na faixa automaticamente os carros param. É incrível e um tanto quanto surreal para mim. E não vi ninguém atravessando fora da faixa tá? Todos sempre respeitando-a e os carros respeitando o pedestre, como de fato deveria ser. Isso ainda vai me surpreender por muito tempo e vai ser um pouco difícil acostumar pois aí no Brasil a gente sabe bem como funciona. Fico pensando que vai ser difícil mesmo pra acostumar quando voltar, já que vou ter me habituado a não correr risco de atropelamento nas ruas portuenses.

    Os portugueses são geralmente bem baixinhos, o que me fez entender ainda mais (ou cair na real de verdade!) do quanto nós somos miscigenados pois nossa estatura é consideravelmente maior que a deles. A população em geral é bem reservada e objetiva o que pra nós acaba gerando a impressão de que são grossos e ignorantes. De certa forma, até são, mas nós brs somos muito espalhafatosos né?

    vista do pôr do sol nos jardins do Palácio de Cristal
    Se você, como eu odeia fumantes prepare-se para odiar andar nas ruas e nas noitadas de Portugal (e acredito que da Europa toda!). Aqui não é proibido fumar em estabelecimentos fechados, salvos alguns estabelecimentos que não permitem mesmo, e a nicotina daqui é infinitamente mais forte e mais fedida que a que conhecemos em terras tupiniquins. As meninas que dividem apê comigo saíram a noite e roupas e cabelo voltaram impregnados com o cheiro da fumaça. Coisa que nem lavando saiu. Pra ajudar não tem Sol suficiente para arejar as roupas, o que aí no Brasil duas horas já eliminaria completamente o odor.

    Curiosa que sou fui observar os preços dos cigarros aqui e não consigo entender: um maço custa em média 7€. Consegue ser mais caro que uma compra semanal de mercado, considerando que fumantes compram mais que um maço por semana. Achei demais para meu orçamento pobre.

    Outra informação interessante a se pontuar é o horário das coisas aqui. As saídas começam depois de 00h, e ainda tem as que só começam as 2hs. Se você sair antes dá de cara com os bares e afins fechados. Dá pra acreditar? Os estabelecimentos gerais normalmente abrem as 10 da manhã e os shoppings ficam abertos até meia noite. Se eu já acho exploração trabalhar em shopping no Brasil aqui acho que essa escravidão capitalista não acabou (sei que shopping funciona em turnos mas isso não entra na minha cabeça jamais!)

    eu na sala da Joyce Byers nem um pouco preocupada com o Will sumido
    No meu primeiro final de semana, teve um evento oficial da Netflix com experiências de Stranger Things. Boa nerdzinha que sou, arrastei minhas amigas pra lá. Ficamos quase três horas na fila, tiramos foto em vários cenários e ainda ganhamos um boné do Dustin for free. Obrigada pelos mimos, @netflixpt ♥

    Já estou com toda a matrícula na faculdade confirmada, só falta montar a grade. A burocracia do Brasil é herança daqui... É super enrolado e confuso o processo de matrícula nas disciplinas e montagem de grade. #saudadesestacio! Minhas aulas começam essa semana e ah, pretendo sempre trazer posts as quintas-feiras, pois não tenho aula, belê? Ansiosa para as aulas e tudo mais que esta experiência me espera. Até, ♥

    0 comentários:

    Deixe um comentário